ARTE URBANA – O guia para ver e viver Campo Grande.

O grafite (grafiti, graffiti) como arte, vem se tornando cada vez mais respeitado e por isso, presente em muitos lugares. Há espaços públicos com desenhos autorizados e nossa capital já promoveu eventos, como o Festival Campão Cultural, contemplando essa modalidade e cada vez mais, as empresas vêm despertando o interesse pela arte.

Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro já colocaram o grafite na pauta das decorações de casas, apartamentos e comércios, com projetos feitos por renomados arquitetos e decoradores profissionais. Em Campo Grande, empresários começam a despontar para essa forma de expressão, contratando grafiteiros para decorarem seus espaços de negócios.

Em matéria de março deste ano, no portal Gov.br, o Ministério da Cultura destaca o grafite como uma importante ferramenta de desenvolvimento cultural e social urbano. E mais, a Ministra Margareth Menezes dá a seguinte declaração:

“O grafite é uma manifestação social e cultural potente, que carrega força, representatividade e a história de uma cultura. Ele quebrou o estigma de arte marginal e passou a ocupar galerias de arte pelo mundo, abrindo as portas para debates sociais, desenvolvimento cultural e social urbano”.

Para fechar, a ministra lembra que o grafite se faz presente nas pequenas cidades ou em galerias de arte pelo mundo, demonstrando sua importância.

Textos e fotos do Amigo da Cidade Morena Gutemberg Oliveira, o Guto.
Siga ele em @msfotoshow @senhordosroles @gutohawk
gutohawk@gmail.com (67) 99187-0087

#Galeria a Céu Aberto

Campo Grande é uma galeria a céu aberto, com muitos grafites maravilhosos espalhados por toda a cidade. Também constitui uma grande aventura, apreciar os desenhos, que podem ser encontrados em profusão.

Não sabe por onde começar? Vamos dar algumas sugestões, dentre muitas que já observamos, com uma variedade incrível de obras lindíssimas, feitos por artistas locais e convidados de fora.

São 22 sugestões para começar a apreciar essa arte, que vamos dividir em duas partes: painéis e muros/paredes, continuando a numeração de atrações listadas nas matérias anteriores (aqui, aqui, aqui, aqui e aqui), vamos falar dos grafites:

Painéis
148- Conceição dos Bugres
149- Kadiwéu Grávida
150- Tia Eva

Muros/Paredes
151- Av. Mato Grosso – MuAU
152- Av. Noroeste
153- Av. Tamandaré
154- Jardim Aero Rancho
155- Jardim Leblon
156- Orla Morena – Av. América
157- Orla Morena – Palco São Francisco
158- Orla Morena – Tchoco Burger
159- Praça Aquidauana
160- R. 26 de Agosto
161- R. Anhanduí
162- R. Aporé
163- R. Dom Aquino
164- R. Joaquim Murtinho
165- R. Paraíba
166- R. Rui Barbosa
167- R. Vanderlei Pavão
168- Vila Carvalho + Jardim América
169- Vila Taveirópolis

Acompanhe abaixo e valorize essa arte que está, literalmente, tomando conta das ruas da Cidade Morena.

PAINÉIS

clique para ampliar

148- Conceição dos Bugres: painel gigantesco na lateral da Faculdade Insted @instedoficial, homenageia Conceição Freitas da Silva, a nossa Conceição dos Bugres, escultora sul-mato-grossense de origem indígena, reconhecida como uma das maiores artesãs do estado.
A obra foi feita durante a segunda edição do Festival Campão Cultural (2022) @festivalcampaocultural, executada pelo artista paulistano Cesar de Almeida @dicesarlove, que levou oito dias para finalizar o painel, baseado numa fotografia do renomado fotógrafo Roberto Higa @higafotografo.
A obra fica na R. 26 de Agosto, quase chegando na R. Rui Barbosa, bem pertinho da Praça dos Imigrantes.

clique para ampliar

149- Kadiwéu Grávida: este belíssimo mural está pintado em um prédio na R. 14 de Julho, entre as ruas 7 de Setembro e 15 de Novembro.
A obra, feita pelos artistas mineiros Gramaloka Gonzales @mandalagrass e Hyper @hyperaton, tem o objetivo de reconectar os povos originários com sua importância e grandiosidade na cultura local, permitindo que, ao se verem retratados, orgulhem-se de sua representatividade.
O painel traz uma mulher indígena, da etnia Kadiwéu, grávida, com uma arara no ombro e segurando uma espada de São Jorge, em cores vibrantes, predominando o vermelho e o preto.

150- Tia Eva: painel gigante na lateral da Galeria São José retrata Eva Maria de Jesus, a Tia Eva, goiana de Mineiros/GO, que mudou-se para o então Mato Grosso em 1905, sendo uma das desbravadoras dessa terra, hoje sul-mato-grossense.
Obra executada pelo artista paulista Diego Mouro @diego.mouro, a convite do @festivalcampaocultural, ele enfrentou interrupções por conta da chuva, mas finalizou o mural na lateral do Edifício Irmãos Salomão, prédio de 1964, e hoje é atração da 14 de Julho, entre a Av. Afonso Pena e a Barão.

clique para ampliar


MUROS/PAREDES
Os muros e paredes geralmente são obras de vários artistas, os que foram possíveis de identificar, colocamos o nome e o perfil no final da matéria. Se faltou algum artista que não está na relação, por favor, informe-nos, que iremos incluir.

clique para ampliar

151- MuAU Av Mato Grosso: O Museu de Arte Urbana @muau.cg.ms foi o ponto de referência na Av. Mato Grosso, para a programação da 22º Semana de Museus da Cidade Morena, que aconteceu em maio deste ano.
O projeto “Memórias do Trecho” proporcionou uma ação que envolveu mais de três dezenas de artistas, cuja temática foram as histórias dos moradores locais com a ferrovia.
Além do próprio muro do MuAU, os muros da Estação Ferroviária e o entorno receberam pinturas incríveis.
São diversos painéis pintados nas quadras próximas do Monumento da Maria Fumaça, e ali perto, na Esplanada Ferroviária, existem muitos outros desenhos que colorem esse importante trecho histórico!

clique para ampliar

152- Av. Noroeste: a extensa avenida tem muitos atrativos e bem em frente à Morada dos Baís, o muro na calçada da avenida, que leva o nome de Corredor Cultural Waldir dos Santos Pereira, tem vários grafites, onde destaca-se um retrato do nosso grande poeta Manoel de Barros.
Este corredor já respirou muita cultura e diversão, quando a Morada esteve sob administração do Sesc @sescms, e por lá rolaram muitos shows sensacionais.

153- Av. Tamandaré: não dá para falar de grafite, sem citar Lucas Nascimento, um jovem artista que tem um trabalho voluntário muito bacana!
Lucas assina como @rabiscoeasy e usa sua arte para pintar fachadas em pequenos negócios. Ele vende esse trabalho, como meio de vida, mas dedica-se também a oferecer arte gratuitamente para negócios que ele sai à procura, em andanças pelos bairros.
Pode parecer pouco, mas essa ação ajuda a dar visibilidade para empreendimentos de pequeno porte, que muitas vezes não tem como bancar a pintura da fachada. Ele chega, conversa com a pessoa que está no local e diz que quer fazer a pintura, totalmente sem custo, e em torno de uma hora, muda o visual do comércio.
Já perdi a conta de quantos negócios ele já deu vida, e são sempre histórias emocionantes. Tive a oportunidade de conversar com ele via direct do Instagram e só aumentou meu respeito e admiração pela educação e simpatia do autor dessa brilhante iniciativa!
Com a repercussão desse trabalho, o Lucas já ganhou alguns patrocínios e hoje ele consegue atender os empreendimentos que ele quer ajudar, sem ter custos, pois os patrocinadores arcam com algumas despesas. Empresas como a ColorGin @colorginarteurbana e a Sertão @lojasertao apoiam essa missão, além de serem parceiras no trabalho comercial do jovem.

clique para ampliar
clique para ampliar

154- Jardim Aero Rancho: um dos maiores parques da cidade, o Parque Olímpico Ayrton Senna, num dos bairros mais populosos da cidade, o Aero Rancho, é palco de uma seleção de grafites.
Os muros que ladeiam o ginásio e o conjunto aquático, estão cobertos com diversos grafites de diferentes artistas.
A visita ao parque olímpico é um ótimo passeio e os grafites fazem parte dessa jornada.

clique para ampliar

155- Jardim Leblon: Seguindo ali pela Av. Manoel Joaquim de Moraes, no Jd. Leblon, a gente se depara, em uma das esquinas, com este muro grafitado com as flores da Thallitha “Tita” Vilalba e as peças tridimensionais do Alberto “BTN” Peres.
Não há dúvida do quanto o muro ganha vida e beleza com essa arte, dessa dupla que tem uma sólida parceria!
Alberto conta que os dois buscam representar a cultura sul-mato-grossense, com pegada mais atualizada envolvendo peças em terceira dimensão e a presença da nossa fauna e flora.

156- Orla MorenaAv. América: caminhar pela Av. Noroeste, a partir da Av. Afonso Pena, é muito prazeroso, e ali na esquina com a Av. América, na Vila Planalto, você vai encontrar um muro com diversos desenhos, de artistas e estilos bastante variados, pintado a várias mãos.
Pertinho desse trecho, fica a pista de skate, que também é repleta de muita arte.

clique para ampliar
clique para ampliar

157- Orla Morena Palco São Francisco: ali atrás do Comper São Francisco, ladeando a Av. Euler de Azevedo, no espaço que já foi ocupado pela Feira São Chico @feirasaochico_vaiouracha (que atualmente mudou para a Orla Morena, mas um pouco mais para a frente, no bairro Cabreúva), foram feitas várias intervenções artísticas.
Este trabalho transformou esse trecho numa galeria, que começa na R. 14 de Julho e vai até a Av. Ernesto Geisel, bem debaixo da passarela ferroviária.
São muitas artes de grafite e também alguns lambe-lambes, outra forma de arte urbana que consiste em pôsteres de mensagens artísticas, também bem comum em Campo Grande.

clique para ampliar

158- Orla MorenaTchoco Burger: fiz questão de colocar essa sugestão para enfatizar o quanto o grafite está cada vez mais relevante na pauta da decoração de negócios.
Esta charmosa lanchonete na Orla Morena inaugurou em 2020 e traz a imagem do cão mascote Tchoco na fachada, numa pintura bastante colorida.
Tudo a ver com a vibe de uma das avenidas mais coloridas e bonitas da Cidade Morena!

159- Praça Aquidauana: recentemente, um grupo de voluntários, organizados pelos blocos Calcinha Molhada e Farofa com Dendê, revitalizou o espaço da praça no centro da cidade, preparando o lugar para receber os blocos do Carnaval 2024.
As artistas Gabriela Bonifácio @gabibonifacio e Thalitta “Tita” Vilalba @euflore.ser fizeram os contornos dos desenhos, que depois foram pintados pelas pessoas que ajudaram na revitalização da praça.
Essa região está bem abandonada pelo poder público, mas quanto mais ocupação houver, mais ela ganha vida. Na lateral da praça, tem um dos mais tradicionais bares da cidade, o Bar da Aguena @bar_da_aguena.

clique para ampliar
clique para ampliar

160- R. 26 de Agosto: localizado ali na esquina com a R. 13 de Maio, o muro foi pintado a várias mãos, com estilos diferentes para o Festival Campão Cultural, em 2021.
O colorido chama a atenção de longe e embelezou demais esse trecho da rua, entre a 13 de Maio e a R. Rui Barbosa, no centro da cidade.
Mais à frente, um pouco, tem grafites acompanhando a rua e o painel da Conceição dos Bugres, citado lá em cima, a poucos metros. Já vale o passeio.

clique para ampliar

161- R. Anhanduí: avançando na Av. Fernando Correa da Costa, a partir da R. Anhanduí, outro muro pintado a várias mãos, de vários estilos.
Começando bem em frente ao portão do Sesc Horto, descendo a Anhanduí, o muro dobra na esquina da Fernando e o conjunto de desenhos é bem interessante.
Já aproveita que está ali perto e visita o Monumento aos Imigrantes, na Praça Nelly Martins.

162- R. Aporé: no prédio onde funcionaram dois bares bem bacanas, o Genuíno e o Cultura di Buteco, localizado na R. Aporé, 87, esquina com a R. Paissandú, bairro Amambai, tem vários desenhos bem descolados.
Até onde dá para perceber, a maioria dos desenhos são feitos por mulheres, e tive o privilégio de ver uma das fases do processo de pintura, feito pela minha amiga Thais Maia, a dona dos gatinhos mais irados da cidade (estilo único, chamo eles de gatinhos psicodélicos).
Essa esquina marcou época na cidade.

clique para ampliar
clique para ampliar

163- R. Dom Aquino: além de conquistar as paredes de negócios e residências, um grafite viralizou nas paredes de uma igreja: o desenho de Jesus perdoando o vilão da Marvel, Thanos!
A imagem fica na Comunidade Evangélica Aliança Cristã – CEAC @aliancacristasede, quando era R. Dom Aquino, e acabou fazendo muito sucesso, a ponto de virar referência e tornar o lugar conhecido como a “Igreja do Thanos”.
Quando teve que mudar de local, eles não tiveram dúvida e levaram a pintura para a nova sede, que agora está na R. Barão do Rio Branco, 1967.
O desenho foi feito pela artista Rayanna Valeriano, baseado em desenho do artista Charles, e aprovado pelo pastor da igreja, Lucas Marcondes.

clique para ampliar

164- R. Joaquim Murtinho: partindo ali da Praça dos Imigrantes, em direção à R. Pedro Celestino, tem diversos muros grafitados, numa maravilhosa profusão de cores.
Não tem como não abrir um sorriso ao passear pela via, principalmente num sábado ou domingo de sol, onde a rua fica mais tranquila e muito convidativa para um passeio ao ar livre.

165- R. Paraíba: iniciativa do restaurante Farina Cucina e Brace @farinacucinaebrace, o empresário conversou com o artista Curumex, que por sua vez, convocou um coletivo, para pintar o muro da esquina.
Na R. Paraíba com a General Odorico Quadros, duas quadras para cima da Casa Colonial @casacolonialcg, na Av. Afonso Pena, os muros da esquina em frente ao restaurante foram cobertos por um belo trabalho feito a muitas mãos.
De quebra, ao lado do muro na Odorico Quadros, tem uma casa de dois andares de estilo único.

clique para ampliar
clique para ampliar

166- R. Rui Barbosa: nas caminhadas pela Vila Carvalho, Vila Glória, em direção ao centro, passando pela R. Rui Barbosa, tem um muro grafitado, bem em frente à loja Toys Skate Shop @toysskateshopp, com o jacaré pantaneiro do Pedro Morato e os traços do Curumex.
Atualmente, o muro está bem desgastado pela ação do tempo, mas ainda muito colorido e vibrante na movimentada via, um dos principais corredores do transporte público da capital.
No entorno, alguns muros de residências também tem ótimos desenhos, na quadra em direção à Pedro Celestino.

clique para ampliar

167- R. Vanderlei Pavão: caminhando ali pelo Jardim Aeroporto, me deparei com a obra de um artista que me impressionou bastante. Seu nome é Caio Mendes, que assina como @ocaiogreen.
Lembrei que já havia visto a assinatura dele em outra arte, num dos lugares mais agradáveis da cidade, o Don Menegazzo Bar @donmenegazzo, nos altos da Afonso Pena.
Ao lado desse desenho dos Simpsons, tem uma outra obra do Caio, no Lava Jato que é do mesmo dono da Conveniência.

168- Vila Carvalho + Jardim América: nas caminhadas pela região, vários muros contêm intervenções de artistas, embelezando a paisagem, ali para o lado da Av. Calógeras na esquina com a Av. das Bandeiras e também para o lado do Jardim América e Jardim Paulista (nas imediações do Cemitério Santo Antônio).
E não tem como deixar de ver, porque as artes colorem a cidade e, além dos muros, algumas caixas de telefonia também ganham desenhos, alegrando as vias e dando vida para essas caixas.

clique para ampliar
clique para ampliar

169- Taveirópolis: bem próximo da Hípica do Círculo Militar @hipicacmcg no bairro Taveirópolis, esse muro chamou muita atenção quando passava de carro e, obviamente, acabei parando para clicar.
Já tive a oportunidade de voltar várias vezes, inclusive em caminhadas pelo bairro.|
E os artistas que pintaram o muro dessa casa são habituées, ou seja, sempre aparecem juntos nos desenhos espalhados pela cidade.

Artistas Identificados nos Grafite
Alberto “BTN” Peres @albertobtn
Beatriz Santana Souza @veryruim
Caio Mendes @ocaiogreen
Coletivo Corre das Mina @corre_das_mina
Curumex @curumexcrmx
Erika Pedraza @nega_pedraza
Felipe Erro @felipe.erro
Gabriela Bonifácio @gabibonifacio
Lucas Nascimento @rabiscoeasy
Luis Otávio @infameart
Marcos Shak @shak.mrk
Mariana @choro.67
Marilena Grolli @marilenagrolli
Natacha Figueiredo Miranda @natachaik_
Pedro Morato @pmorato.art
Rafael Mareco @rafaelmareco
Rafaela Monteiro @rafamon
Rayanna Valeriano @rayannavaleriano
Renato Higor Santos @renatohigorsantos
Sanderley Sabergue @sanderleysabergue
Sara Welter @syunoi
Thais Maia @maia_thais_
Thalitta “Tita” Vilalba @euflore.ser
Victor Macaulin @workshero
Wesley @wes.abcdarvore